RISCOS PSICOSSOCIAIS NO TRABALHO
De acordo com OSHA-Europa, riscos psicossociais decorrem de deficiências na concepção, organização e gestão do trabalho, bem como de um contexto social de trabalho problemático, podendo ter efeitos negativos a nível psicológico, físico e social. Como exemplo deste efeito cita-se o burnout, um esgotamento emocional do trabalhador.
Tais riscos não é nenhuma novidade e merecem igual atenção como os demais riscos ambientais. Atualmente, ele pode ser enquadrado em riscos ergonômicos. Há um movimento para separá-lo e transformá-lo no sexto agente ambiental. Há também um projeto de lei na Câmara dos Deputados que propõe a criação de uma NR específica para tratar deste assunto (veja aqui).
Independentemente, o importante é identificá-lo e controlá-lo adequadamente. Um ambiente psicossocial positivo promove um bom desempenho e o desenvolvimento pessoal, bem como o bem-estar físico e emocional do trabalhador.
Ainda de acordo com a OSHA-Europa, metade dos trabalhadores consideram comum o stress laboral no seu ambiente de trabalho. As causas podem ser pressão por produtividade, condições inseguras de trabalho, jornadas longas, carga excessiva de trabalho, bem como assédio moral e violência no trabalho.
E como prevenir e controlar os riscos psicossociais? A OSHA- Europa disponibiliza um conjunto de informações e instrumentos práticos para identificação, prevenção e controle dos riscos psicossociais. Acesse aqui.
Veja abaixo algumas publicações sobre o assunto:
Guia de prevenção de riscos psicossociais
Orientações sobre o modelo europeu para a gestão dos riscos psicossociais
Riscos psicossociais no trabalho
Manual de riscos psicossociais no trabalho
A organização no trabalho e os riscos psicossociais
Riscos psicossociais: formas, consequências e medidas preventivas
Protocolo de avaliação dos riscos psicossociais no trabalho
Monitorando os riscos psicossociais no trabalho
Fatores psicossociais no trabalho: natureza, incidência e prevenção
Guia de gerenciamento dos riscos psicossociais no trabalho
Riscos psicossociais, stress e violência no trabalho - OIT
Nenhum comentário:
Postar um comentário