HOP - DESEMPENHO HUMANO E ORGANIZACIONAL
As pessoas erram! Não há como basear um sistema de gestão de prevenção de acidentes sem considerar o erro humano. A visão é criar barreiras (defesas) para atuar quando houver as falhas dos trabalhadores. E ninguém melhor para auxiliar a identificar essas possíveis falhas do que quem atua diretamente na atividade, ou seja, o próprio trabalhador.
O HOP é uma filosofia que visa a melhoria na cultura de segurança da empresa, reduzindo a burocracia e focando em ações práticas para criar ambientes seguros, considerando que haverá erros humanos. O pai desta teoria é o americano Todd Conklin. Outro nome que se destaca no uso do HOP é o de Bob Edwards.
Há cinco princípios do HOP:
1- Os erros são normais;
2- A culpa não corrige nada;
3- O contexto impulsiona o comportamento;
4- Aprender e melhorar é fundamental;
5- Como a liderança responde à falha é a chave.
O HOP considera que a ausência de acidentes não significa nada. Ao contrário, ele reforça o lado positivo da prevenção. Pode haver incidentes ocorrendo que devem ser investigados para que haja o aprendizado (a famosa pirâmide de Bird), utilizando o conceito de prevenção e controle de perdas. Porém, deve-se focar de forma consistente e constante nos desvios de cada tarefa/atividade e não esperar que resolver um desvio de uma determinada tarefa/atividade irá evitar acidentes de outras. Há uma evolução na aplicação deste conceito.
Veja:
Apresentação sobre HOP de Jennifer Harris
HOP é uma nova abordagem para a segurança
Manual de melhoria do desempenho humano
Assista a diversos vídeos aqui sobre o HOP elaborados pelo HOPLAB.
Veja também: poka yoke
Prevenção e controle e de perdas
Nenhum comentário:
Postar um comentário