PREVENÇÃO DE QUEDA DE MATERIAIS
As quedas de materiais ocorrem com muita frequência e podem causar acidentes graves e muitas vezes, serem fatais. Por isso, a prevenção de queda de materiais deve ser avaliada e implantadas as medidas de controle adequadas. Obviamente que a melhor alternativa seria a eliminação deste perigo.
Caso não seja possível a sua eliminação, pode-se minimizar o risco de acidentes com queda de materiais com as seguintes medidas de controle:
1- Evitar a queda dos materiais (amarração de ferramentas, implantação de redes ou outro material de proteção para evitar a sua queda, implantação de guarda-corpos completos, implantação de bandejamento, entre outras);
2- Isolar fisicamente a área abaixo de projeção da queda (com barreiras adequadas e não apenas com fitas de isolamento) e não permitir o acesso nessa área enquanto durar a atividade que pode originar a queda do material;
3- Implantar proteções coletivas para a proteção dos trabalhadores onde haja a projeção da queda dos materiais.
A melhor condição seria a combinação destas alternativas, visando aumentar o nível de segurança e proteção dos trabalhadores que ficarão expostos a este perigo, diminuindo assim, o risco.
Prevenção de quedas de materiais
Prevenção de quedas de objetos
Prevenção contra queda de objetos
Redução contra o risco de queda de objetos
Prevenção de queda de materiais em paredões e canyons - Angola
A queda de ferramentas é um acidente comum que ocorre. Dependendo do peso e da altura da queda, o impacto causado pode ser superior à resistência de um capacete de proteção, por exemplo. Por isso, a amarração destas ferramentas, evitando-se a sua queda é uma ação fundamental.
Queda de ferramentas
Veja aqui o impacto de queda direta de ferramentas
Veja aqui a probabilidade de projeção quando há desvio durante a queda de ferramentas
Ferramentas para trabalho em altura
Soluções contra queda de ferramentas
Veja também: trabalho em altura
Segurança em manutenção de fachadas
Segurança no trabalho em telhados
Segurança na construção civil
Nenhum comentário:
Postar um comentário