AÇÕES PREVENTIVAS E CORRETIVAS
A principal diferença entre as ações preventivas e corretivas é que: as ações preventivas visam eliminar as causas de uma potencial situação indesejada (ou seja, a situação ainda não ocorreu, e estamos agindo preventivamente para evitar que ela aconteça), enquanto que, nas ações corretivas a situação indesejada já ocorreu e agora serão tomadas ações para eliminar as causas para que esta situação não ocorra novamente.
Obviamente que, tanto nas ações preventivas quanto nas corretivas, deve-se preliminarmente realizar a investigação adequada para a identificação das causas. Desta forma, aumenta-se a probabilidade das ações preventivas ou corretivas serem eficazes e evitarem a ocorrência ou recorrência da situação indesejada identificada (potencial ou já ocorrida).
Normalmente as empresas são reativas, e primeiro acontece uma situação indesejada para depois se tomarem as ações corretivas. Este fato está relacionado com a cultura de segurança da empresa. Quando se tem uma empresa com uma cultura de segurança mais elevada, observa-se mais ações preventivas do que corretivas.
Veja abaixo alguns documentos sobre o assunto.
Ação preventiva e ação corretiva
Ações corretivas e preventivas - verificação
Ações corretivas, preventivas e de melhoria
Existem diversos softwares e metodologias que podem auxiliar na definição e implantação de ações preventivas e corretivas. Como por exemplo o CAPA Facilitator.
Guia de utilização do CAPA Facilitator
Acesse aqui a página para download do Demo do software
Veja também: Investigação de incidentes
Cultura de segurança
Auditorias de segurança
Inspeção de segurança
Medidas de controle
Sistemas de gestão de SST
Simpósio Nacional de sistema de gestão de SST
Nenhum comentário:
Postar um comentário