Translate

terça-feira, 15 de outubro de 2019

ACETILENO E OXIGÊNIO SÃO INCOMPATÍVEIS 

O acetileno é um gás altamente inflamável, asfixiante, incolor e inodoro (quando puro), porém, como é distribuído com impurezas possui o cheiro característico de alho.

O oxigênio é um gás comburente, incolor, inodoro, insípido e levemente mais pesado do que o ar.

Os dois gases são utilizados na solda oxiacetilênica. Porém, estes dois gases são incompatíveis quimicamente, como se identifica nas respectivas FISPQ - Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico.

Por serem incompatíveis, estes gases devem ser armazenados com uma distância mínima de 6 metros entre eles. Deve também ficar longe de fontes de calor e em temperatura inferior a 50 graus Celsius. Os cilindros devem permanecer sempre na posição vertical, presos (com corrente de preferência) para evitar a sua queda, com os capacetes de segurança e em locais secos e ventilados. Os cilindros cheios devem ser separados dos cilindros vazios, respeitando também a distância mínima de 6 metros entre os cilindros cheios e vazios, mesmo que sejam do mesmo produto. Isolar e sinalizar adequadamente a área de armazenamento.

Mas, por que durante a soldagem, os dois cilindros ficam juntos? Podem ficar juntos porquê há dispositivos de segurança que são utilizados durante o uso: válvulas reguladoras de pressão, válvulas unidirecionais e válvulas corta-fogo ou contra retrocesso de chama (no maçarico e no regulador de pressão).


Hoje, dia 15/10/19, ocorreu um acidente na cidade de Boa Vista, capital de Roraima, com a explosão de gases, numa fábrica de gases de acetileno e oxigênio. O acidente deixou vítimas fatais e alguns feridos, infelizmente.
Veja aqui a reportagem 



Veja também: incompatibilidade química

FISPQ - Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico

GHS - Sistema Globalmente Harmonizado

Segurança em soldagens 

Segurança com inflamáveis e combustíveis

Agentes químicos

Avaliação qualitativa de agentes químicos

Controle médico dos trabalhadores expostos a agentes químicos











Nenhum comentário: