SEGURANÇA COM ANDAIMES
O uso de andaimes deve ser precedido de projeto elaborado por profissional habilitado, montado por profissionais capacitados, vistoriado e somente após a confirmação de conformidade, pode ser utilizado.
O andaime deve ter todos os requisitos de segurança necessários, como: acesso adequado, guarda corpo completo (travessão superior, intermediário, rodapé e fechamento), ancoragens para garantir a sua estabilidade e outros dispositivos necessários. O piso deve ser com forração completa, ou seja, não deve ter nenhuma abertura no piso.
Deve-se obedecer a carga máxima admissível e no caso de uso de madeiras para o piso, ser de boa qualidade, seca, sem nó ou rachaduras e ainda, ser devidamente fixadas e garantir a resistência mínima de projeto.
Realizar vistorias em intervalos adequados para garantir a manutenção adequada do andaime, pois, muitas vezes, quando construído e liberado o andaime atende a todos requisitos de segurança. Porém, com o passar do tempo, podem ocorrer alterações que não garantam mais as condições mínimas de segurança nos andaimes.
Veja alguns documentos sobre o assunto.
NBR 6494 - segurança nos andaimes
Cartilha de andaime
Manual de utilização andaimes - Mills
Montagem e desmontagem de andaimes
Manual de montagem de andaime tubular
Manual de andaime suspenso
Andaime suspenso
Apresentação andaimes x trabalho em altura
Manual de andaime fachadeiro
Uso de andaimes na construção civil
Segurança no uso de andaimes
Uso de andaimes na construção civil - OSHA EUA
Segurança uso andaimes - HSA
Andaimes - INSST Espanha
Veja também: segurança na construção civil
Trabalho em altura
Linhas de vida
Segurança nos serviços de manutenção de fachadas
Nenhum comentário:
Postar um comentário