AUDITORIAS EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO
Auditoria é uma verificação de conformidade em relação a alguma norma utilizada como referência.
Sendo constatada a conformidade por uma instituição independente e acreditada, a empresa recebe o Certificado de Conformidade com a norma avaliada (Certificação).
A Certificação de um sistema de gestão demonstra que a empresa está conforme com os requisitos especificados pela norma, é capaz de alcançar sua política e seus objetivos e possui ações implantadas para tal com eficácia.
Existem 3 tipos de auditoria:
1) Primeira parte ou Interna: realizada pela própria organização. Para isso, a empresa deve capacitar alguns trabalhadores para ser seus auditores internos
2) Segunda parte: realizada por uma empresa contratada pela organização. A empresa, ao invés de utilizar os seus auditores internos, pode contratar qualquer empresa para realizar a sua auditoria interna
3) Terceira parte ou Externa: realizada por uma instituição independente e acreditada para fins de certificação. A empresa contrata qualquer instituição no mercado para fazer a Auditoria Externa.
No caso da saúde e segurança do trabalho, a norma certificável mais utilizada é a ISO 45.001 (que substituiu a OHSAS 18.001). Uma norma certificável significa que possui um sistema de gestão definido com requisitos específicos e que deve ser implantado pela empresa. Ressalta-se que, nenhuma empresa é obrigada a implantar um sistema de gestão ou obter a certificação, tratando-se de uma iniciativa para demonstrar ao mercado e à sociedade, a importância que o assunto tem para a empresa.
A auditoria tem o objetivo de verificar objetivamente se os requisitos, chamados de critérios de auditoria, da norma a ser avaliada (ex: ISO 45.001, chamado de escopo da auditoria), estão sendo cumpridos adequadamente, o que se chama de verificação de conformidade.
Existe a norma ISO/IEC 17.021 que estabelece os critérios para a avaliação de conformidade.
Veja a ISO/IEC 17.021 aqui
A realização de uma auditoria deve ser precedida de um planejamento adequado para se obter um melhor resultado. Há inclusive uma norma (ISO 19.011) que define como se deve realizar uma auditoria em sistemas de gestão.
Veja a ISO 19.001 aqui.
Veja alguns documentos sobre auditorias.
Checklist de auditoria da ISO 45.001
Apostila de auditoria
Planejamento de auditoria de saúde e segurança
Auditoria interna e externa
Veja também: sistemas de gestão de saúde e segurança do trabalho
ISO 45.001 - sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional
ISO 31.000 - gestão de riscos
Nenhum comentário:
Postar um comentário