AQUECIMENTO GLOBAL
Segundo o relatório “Climate Change and Land” (Mudança Climática e a terra), publicado em agosto/19 pelo IPCC - Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, há um ciclo de crescimento da população no planeta Terra (deve crescer mais 3 bilhões de pessoas até o fim do século) cuja consequência é uma maior demanda por alimentos e água.
Acesse aqui o link para download do estudo divulgado pelo IPCC em agosto/19.
Com a necessidade de produção de mais alimentos, de modo convencional, ocorre um aumento de emissões de gases do efeito estufa além do aumento do desmatamento (para aumento da exploração agrícola, expansão de cidades, entre outras). Consequentemente, também há diminuição da biodiversidade e perda de ecossistemas naturais.
Com a necessidade de exploração ainda maior da água, no modelo atual (atualmente 70% da água doce mundial é utilizada para a agricultura), ocorre a sua poluição e a diminuição da água doce “limpa” (não poluída) disponível para o uso.
O resultado disso tudo é o aquecimento global, com alterações significativas do clima e dos fenômenos naturais, como furacões, desertificação, inundações, secas e estiagens severas, ventanias, degelos, entre outros.
Diversos relatórios confirmam as previsões com as alterações climáticas que vem ocorrendo devido ao aquecimento global.
O relatório “Estado do Clima Global 2018”, publicado pela Organização Mundial de Meteorologia.
Veja o relatório publicado aqui.
Clima e catástrofes 2018
Estado do clima 2018 - publicado pela Sociedade Americana de Meteorologia dos EUA
A previsão é que a temperatura da Terra aumente 1,5 graus Celsius, conforme o relatório publicado em 2018 pelo IPCC. Veja os impactos previstos no relatório.
Relatório IPCC 2018
Nenhum comentário:
Postar um comentário