VENTILAÇÃO NATURAL
Ventilação é um método para se evitar doenças ocupacionais oriundas da concentração de pó, gases tóxicos ou venenosos ou vapores, em suspensão no ar. Ventilar é o deslocamento da massa de ar, realizar a renovação do ar.
O simples fato de renovar o ar em um recinto, não significa que o tornará salubre. É necessário que o ar seja distribuído promovendo a diluição ou retirada do contaminante presente no recinto de forma a garantir que o mesmo permaneça abaixo dos limites de tolerância recomendados na higiene ocupacional.
Existem 3 tipos de ventilação que podem ser aplicadas como medidas de controle:
1- Ventilação natural;
2- Ventilação geral diluidora;
3- Ventilação local exaustora.
A ventilação natural é o deslocamento do ar na edificação, por meio de suas aberturas (umas funcionando com entrada de ar e outras como saída). Assim, as aberturas devem ser projetadas de forma a garantir um fluxo adequado do ar no recinto. A ventilação natural pode ser realizada por dois meios: (1) por ação dos ventos; (2) por efeito chaminé. Outra função da ventilação natural é garantir o conforto térmico no recinto.
Para aprofundar o conhecimento sobre conforto térmico nas edificações, faça o download do Manual de Conforto Térmico.
Conheça também o livro: Eficiência energética na arquitetura, que no capítulo 6 trata de ventilação natural.
Para conhecer mais sobre ventilação natural, baixe o Manual de Ventilação Natural em edificações.
Veja abaixo um vídeo sobre o efeito chaminé na ventilação natural.
Veja abaixo um vídeo de simulação da ventilação natural em prédio industrial e as consequências no conforto térmico, produtividade e custos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário