SISTEMAS DE GESTÃO DE SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
Cada vez mais, na minha opinião, os objetivos da saúde e segurança no trabalho (evitar doenças ocupacionais e acidentes do trabalho) só serão alcançados com a implantação de sistemas de gestão de saúde e segurança no trabalho.
Estes sistemas são fundamentais para o planejamento adequado das ações, implantação de ações de forma padronizadas e realizar o controle e monitoramento da eficácia destas ações implantadas na busca da melhoria contínua do desempenho da empresas em saúde e segurança no trabalho.
Há algumas normas de sistemas de gestão disponíveis, sendo a mais conhecida a OHSAS 18.001, que foi substituída pela ISO 45.001 em 2018. Todas são baseadas no ciclo PDCA (Planejar, Executar, Controlar/Acompanhar e Avaliar).
Este tema já foi inclusive estudado para virar uma norma regulamentadora em 2016, chegando a ter uma consulta pública. Porém, não avançou até o momento.
Independentemente de qual a norma seguida, a implantação de um sistema de gestão passa pelo cumprimento dos seus requisitos, que geralmente são: Política, Organização da empresa, Planejamento, Implantação, Controle e Acompanhamento, Avaliação Crítica pela Direção.
Há um manual interessante sobre o assunto publicado pela Fundacentro, que vale a pena conhecer.
Confira o Manual de Diretrizes sobre sistemas de gestão da segurança e saúde no trabalho.
Manual para elaboração de um sistema de gestão em SST
Veja o relatório OIT - sistema de gestão SST
Veja: ISO 45.001
Norma BS 8800 substituída pela BS 18.004
Norma ILO - OSH 2001
Veja também: comportamento seguro
Nenhum comentário:
Postar um comentário