SELEÇÃO DE PROTETORES RESPIRATÓRIOS
Observando inicialmente o Programa de Proteção Respiratória da Fundacentro, a 3M possui um guia de seleção de respiradores.
Faça aqui o download do Guia de seleção de respiradores da 3M.
Além do guia, a 3M disponibiliza também um software online para o auxílio do respirador mais adequado. São solicitadas as informações dos resultados das avaliações dos agentes químicos realizadas e o software seleciona os respiradores mais adequados (obviamente, dos produtos fabricados pela 3M).
Acesse o software de seleção de respiradores da 3M.
O ensaio de vedação, além de obrigatório (no mínimo 1 vez por ano ou quando houver alterações de EPI´s ou nas características do trabalhador) e previsto na legislação, é uma importante ferramenta para verificar a eficácia da proteção respiratória de cada trabalhador, visto que, diversos fatores individuais influenciam no uso correto e eficaz deste EPI.
Estes ensaios podem ser quantitativos ou qualitativos - Veja o Anexo 11 do PPR - Programa de Proteção Respiratória da Fundacentro. Além disso, importante destacar que: verificação de vedação é uma coisa (Veja o Anexo 10 do PPR - ensaio rápido realizado pelo próprio trabalhador antes de entrar na área de risco) e ensaio de vedação é outra.
Depois disso, de acordo com a NR-6, é necessário realizar o treinamento do trabalhador para o uso correto e manutenção adequada do protetor respiratório.
Importante ressaltar que, na hierarquia das medidas de controle, o uso de EPI´s (neste caso de protetores respiratórios) deve ser a última opção, devendo primeiramente tentar: eliminação, substituição, medidas de proteção coletiva, medidas administrativas e por fim, uso de equipamentos de proteção individual.
Veja: Programa de Proteção Respiratória
Nenhum comentário:
Postar um comentário