POKA YOKE
É uma técnica de gestão de qualidade baseada em soluções simples visando evitar as falhas em processos. Criada pelo engenheiro japonês Shigeo Shingo nos anos 1960, quando ele liderava a linha de produção da Toyota.
A metodologia do Poka Yoke, que significa "à prova de erros", consiste em:
1- conhecer a falha;
2- identificar as suas causas;
3- sugerir soluções simples;
4- verificar a eficácia da solução adotada;
5- implantar a solução;
6- registrar e acompanhar.
E o Poka Yoke pode ser aplicado à Segurança no Trabalho?
Claro que sim! A metodologia é perfeitamente aplicável em qualquer área e pode ser utilizada para a prevenção de acidentes. Veja alguns exemplos abaixo de aplicação do Poka Yoke.
A NR-12 é um exemplo clássico de aplicação da metodologia do Poka Yoke (o conceito é utilizado). Todo o sistema de proteção da máquina deve ser projetado e funcionar de modo a evitar que um trabalhador se acidente, mesmo que ele por algum motivo burle o sistema de proteção, entra em ação a redundância do sistema projetado para evitar a ocorrência de acidentes.
Por exemplo: a entrada dentro da área de risco com a máquina em operação. O sistema projetado identifica a entrada na área de risco e pausa a operação da máquina. Há dispositivos de redundância e mesmo que um sensor falhe ou seja burlado, haverá a atuação de outro para evitar a falha do sistema de proteção da máquina.
Outro exemplo (famoso) é a serra circular dotada de um sistema de parada imediata (saw stop). Mesmo que o operador da serra coloque a mão no disco por algum motivo, o sistema identifica o perigo por meio de um sensor elétrico, pausa o disco e o recolhe imediatamente, evitando o acidente.
A aplicação da metodologia do Poka Yoke, já descrita, preconiza o conhecimento da causa da falha. Outro exemplo, apresentado abaixo, o conceito também foi aplicado: um motorista alcoolizado, mesmo que ele queira dirigir, não conseguirá ligar o veículo sem antes comprovar que não está alcoolizado.
Muitos acidentes já ocorreram envolvendo o tráfego com caçamba levantada do caminhão. Mais uma vez, a metodologia Poka Yoke pode ser aplicada. O sistema de segurança que evite trafegar com a caçamba levantada é mais um exemplo de evitar a falha, mesmo que o motorista não perceba e tente trafegar com a caçamba levantada, o veículo não permitirá o seu deslocamento normal.
Observação: houve inclusive a publicação da Resolução 563/2015 do Contran exigindo a instalação destes dispositivos, no entanto, a exigência foi suspensa por um ano em 2018.
Portanto, o Poka Yoke é uma ferramenta poderosa que pode e deve ser utilizada (pelo menos o seu conceito) para evitar as falhas no processo e consequentemente, os acidentes. Importante: que o uso seja preventivo (antes da ocorrência de um acidente) e não corretivo (após a ocorrência do acidente).
Nenhum comentário:
Postar um comentário