DOENÇAS RELACIONADAS AO TRABALHO
Doenças ocupacionais são aquelas associadas ao ofício do trabalhador e às condições de trabalho nas quais ele está inserido. Elas podem ser doenças profissionais (produzida ou desencadeada em razão da realização de trabalho específico a uma determinada atividade e que conste na lista elaborada pelo Ministério da Previdência Social) ou doenças do trabalho (tem origem nas atividades desenvolvidas pelo trabalhador, relacionando-se diretamente com as suas funções).
O Ministério da Saúde publicou em 2001 a lista de doenças relacionadas ao trabalho.
Download do Manual de Doenças relacionados ao trabalho.
Veja: vigilância da saúde do trabalhador
Em comemoração ao Dia Mundial da Segurança no Trabalho, a OIT - Organização Internacional do Trabalho lançou uma publicação sobre a prevenção das doenças ocupacionais.
Download da Cartilha Prevenção das doenças profissionais.
Em 2016 a Fundacentro publicou a 4a. edição da tradução do livro: "As doenças dos trabalhadores".
Download do Livro As Doenças dos trabalhadores.
O Senado Federal publicou também em 2016 uma apostila que resume a legislação relacionada às doenças ocupacionais.
Download da Cartilha Doenças Ocupacionais.
O Ministério do Trabalho publicou em 2017 uma cartilha sobre o adoecimento ocupacional: um mal invisível e silencioso, visando orientar os trabalhadores sobre a prevenção destas doenças.
Download da Cartilha Adoecimento Ocupacional.
As Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e as Doenças Orteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) afetam milhares de trabalhadores e é uma das principais doenças ocupacionais.
Um dos exemplos mais cruéis de doenças LER/DORT ocorre no setor de Frigoríficos, como mostra o documentário abaixo: Carne e Osso (produzido pela ONG Repórter Brasil). Por este motivo foi elaborada e publicada a NR-36 em 2013, com o objetivo de também reduzir este alto índice de doenças ocupacionais neste setor.
Os transtornos mentais também podem ser relacionados ao trabalho.
Livro: Atenção à saúde mental do trabalhador
Guia de boas práticas na gestão do stress
A silicose é mais uma doença ocupacional preocupante, geralmente originária das atividades de mineração, construção, garimpo e indústrias de transformação.
A asbestose é outra doença ocupacional que atinge o sistema respiratório, causadas pela aspiração de poeiras que contenham asbesto (ou comercialmente conhecido por amianto) causa uma fibrose no pulmão e é irreversível.
O PAIR - Perda Auditiva Induzida por Ruído é outra doença ocupacional, a terceira doença que mais afeta os trabalhadores em todo o mundo.
A Fundacentro realizou uma ação para prevenção de doenças ocupacionais dos trabalhadores que atuam na limpeza.
Download da Cartilha de Prevenção de doenças para trabalhadores da limpeza.
A exposição ao chumbo pode ocasionar doenças ocupacionais sérias e merece a atenção e ações efetivas para prevenção.
A síndrome dos edifícios doentes também podem causar doenças ocupacionais. A instalação de sistemas de renovação do ar e climatização adequados, juntamente com uma manutenção regular e eficaz é fundamental para evitar tais adoecimentos dos trabalhadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário